Detecção de Fugas de Água no Tecto
Notou uma fuga de água no tecto da sua casa? Este tipo de situação é sempre preocupante e pode criar problemas severos quando a detecção e resolução do problema não acontece atempadamente.
Danos indesejados, no entanto, podem ser evitados, se identificar o problema e agir com rapidez, solicitando o apoio de profissionais especializados, que consigam analisar os indícios e reparar o problema que esteja a causar esta situação.
As fugas de água no tecto podem transformar-se num verdadeiro pesadelo na sua casa. Sabendo disto e para o ajudar com esta questão, deixamos este artigo para que saiba como pode reconhecer o problema, quais as principais causas e soluções.
Saiba o que fazer se desconfiar que tem uma fuga de água no tecto.
Fugas de água no tecto: quais os sintomas do problema
Existem muitos sinais que indicam que pode ter uma fuga de água no tecto da sua casa e, ainda que a identificação deste problema possa não ser evidente para todos, a verdade é que existem sintomas que podem denunciar a situação.
Usualmente, os proprietários das habitações desconfiam de que possa existir uma situação deste tipo quando o tecto ou as paredes circundantes começam a mostrar manchas de água ou a criar bolores. Normalmente, esta situação é acompanhada de uma grande humidade na divisão e da presença de um cheiro a mofo.
Outro sinal que denuncia o problema é a criação de bolhas na pintura dos tectos ou a descamação da tinta, sendo que, em casos mais severos, pode até acontecer que surja a queda de pingos de água.
Este tipo de manifestação nos tectos da casa pode indicar uma fuga de água e, se não actuar rapidamente sobre o problema, corre o risco do seu agravamento, o que pode gerar a danificação das estruturas e implicar, posteriormente, gastos avultados com obras. Assim, é muito importante chamar um profissional que possa identificar as causas da fuga de água e solucionar o problema, antes que agrave.
As principais causas das fugas de água no tecto
Ao identificar alguma das situações referidas, é provável que tenha uma fuga de água no tecto, mas isto não indica, de imediato, qual a causa do problema. Várias situações podem motivar este problema, sendo que as causas mais comuns são:
- Problemas na canalização em prédios (rupturas ou corrosão de canos, por exemplo);
- Infiltrações ou inundações no piso superior;
- Danos no telhado (fissuras, telhas danificadas ou mau isolamento);
- Infiltrações provenientes de chaminés ou clarabóias;
- Condensação em sótãos;
- Condensação no espaço que permeia o tecto e o telhado da casa.
Para que um problema de fuga de água no tecto seja correctamente solucionado é muito importante que seja feita uma avaliação profissional, que encontre a causa. A solução para a fuga de água dependerá da sua causa.
Qual a melhor ação para a resolução da fuga de água
Como poderá ter percebido, as causas das fugas de água no tecto podem ser diversas. Escolher um profissional qualificado para fazer uma avaliação atenta e metódica será fundamental para garantir uma resolução eficaz do problema.
Um profissional do sector irá inspeccionar a situação de forma detalhada, mediante a observação do tecto e da área em circundante, o estado do telhado, da canalização e outros que, no momento, julgue adequados. Assim, conseguirá avaliar e diagnosticar o problema, identificando a origem da infiltração e adequando a sua prática a cada situação concreta. Nos casos de diagnóstico mais complexo, poderá ser necessária a inspeção com recurso a câmaras ou outros instrumentos tecnológicos de apoio.
Após a avaliação do problema, podem ser realizadas reparações imediatas em situações que envolvam danos na canalização, telhas partidas ou problemas de isolamento. Substituição de telhas ou aplicação de vedantes poderão ser algumas das soluções, assim como substituição ou reparação de danos parciais em canos. Outras reparações poderão exigir mais tempo ao profissional, como acontece no caso de canalização corroída que necessite de uma substituição integral. Algumas medidas extra, como a instalação de sistemas de ventilação e drenagem poderão também ser sugeridas e realizadas por estes profissionais, para garantir que o problema não se repete.
Porque recorrer a profissionais qualificados
Perante a identificação de fugas de água no tecto, é importante que não as ignore nem tente resolver o problema sozinho. Com o passar do tempo, este tipo de situação pode causar danos estruturais graves e cuja reparação será dispendiosa, além de impactar de forma muito negativa na saúde e bem-estar.
Contratar especialistas do sector garantirá que reduz os custos de reparação, ao mesmo tempo que garante uma avaliação informada e o uso de ferramentas adequadas. Além disso, ao agirem sobre as fugas de água, os profissionais saberão melhor do que ninguém quais as técnicas de segurança a aplicar, sabendo como agir em situações que exijam, por exemplo, a manipulação de electricidade.
Assim, se achar que tem uma fuga no tecto da sua casa, o melhor será contactar uma empresa especializada para que os peritos o ajudem a resolver o problema com profissionalismo e rapidez.
Orçamentos para detecção de fugas de água ou infiltrações?
Consulte-nos
Detecção de Fugas de Água no Tecto
Detecção de Fugas de Água no Telhado e Outras Coberturas
Problemas relacionados com humidades: da identificação à solução




