Detecção Fugas Água Figueira da Foz
Setembro 20, 2025
Quando pensamos sobre as fugas de água, tendemos a estabelecer uma visão redutora do problema. De facto, diversos fatores contribuem para a ocorrência deste tipo de problemas, estando a maioria delas relacionada com defeitos mais ou menos graves e evidentes. Muitas vezes, a situação é motivada por irregularidades na estrutura da construção, sendo que a corrosão das tubagens e canos é uma causa comum, que ocorre naturalmente ao longo do tempo. Este é um problema que pode ser mitigado através de estratégias de manutenção preventiva, um dos serviços que oferecemos na Sanipro Figueira da Foz.
Como nos dizem muitos ditados populares, passados pelos nossos antepassados, “mais vale prevenir do que remediar” e, neste caso, esta máxima não poderia estar mais correcta, já que o agravamento do problema promoverá o aumento dos danos, gerando custos maiores e outros inconvenientes que, por certo, quererá evitar. A importância da intervenção precoce é, portanto, imensa, tornando a procura por ajuda profissional essencial para a realização da análise e o encontro com solução rápidas, que possam evitar complicações adicionais e despesas desnecessárias. Na Sanipro.com.pt, disponibilizamos múltiplas soluções para detecção de fugas de água Figueira da Foz, garantindo tranquilidade e eficácia na resolução deste tipo de problema.
Orçamentos Grátis Ligue Grátis Whatsapp 912 94 26 26
Tipo de fugas mais comuns:
- Fugas de abastecimento: Essas ocorrem em tubagens dentro de edifícios ou sob o solo. Podem ser causadas por corrosão, desgaste, danos físicos ou conexões mal ajustadas.
- Fugas em sistemas de aquecimento: Em sistemas de aquecimento central, como radiadores ou tubos de aquecimento, as fugas podem ocorrer devido a pressão excessiva, corrosão ou falha nas conexões.
- Fugas em sistemas de ar condicionado: Assim como nos sistemas de aquecimento, os sistemas de ar condicionado podem desenvolver vazamentos devido a pressão excessiva, corrosão ou falha nas conexões.
- Fugas em sistemas de irrigação: Sistemas de irrigação em jardins, campos agrícolas ou campos esportivos podem desenvolver vazamentos devido a danos nas linhas de irrigação, conexões soltas ou válvulas defeituosas.
- Fugas em tanques de água: Tanques de água em residências ou instalações comerciais podem desenvolver vazamentos devido a corrosão, danos físicos ou defeitos de fabricação.
- Fugas em sistemas de drenagem: Os sistemas de drenagem, incluindo canos de esgoto e ralos, podem desenvolver vazamentos devido a danos físicos, obstruções ou corrosão.
- Fugas em equipamentos: Equipamentos que utilizam água, como máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa e caldeiras, podem desenvolver vazamentos devido a desgaste, corrosão ou falha nas juntas.
- Fugas em piscinas: As piscinas podem desenvolver vazamentos através de rachaduras no revestimento, danos nas tubulações ou conexões defeituosas.
- Fugas em sistemas de sprinklers: Sistemas de sprinklers em edifícios comerciais ou residenciais podem apresentar vazamentos devido a danos nas tubulações, conexões soltas ou corrosão.
- Fugas em sistemas de rega automática: Sistemas de rega automática em jardins ou espaços verdes podem desenvolver vazamentos devido a danos nas linhas de irrigação, válvulas com defeito ou programação inadequada.
- Fugas em banheiras e chuveiros: As banheiras, chuveiros e seus acessórios podem apresentar vazamentos devido a juntas desgastadas, rachaduras no revestimento ou falhas nos dispositivos de vedação.
- Fugas em sistemas de vaporização: Em instalações industriais ou comerciais que utilizam sistemas de vaporização para processos industriais ou de aquecimento, podem ocorrer vazamentos devido a corrosão, desgaste ou pressão excessiva.
- Fugas em sistemas de refrigeração: Sistemas de refrigeração em indústrias ou sistemas de ar condicionado central podem desenvolver vazamentos devido a falhas nas conexões, corrosão ou danos nos tubos.
- Fugas em sistemas de fontes e lagos ornamentais: Sistemas de fontes e lagos ornamentais em parques, jardins ou espaços públicos podem apresentar vazamentos devido a danos na estrutura, falhas nas bombas ou conexões soltas.
- Fugas em sistemas de drenagem pluvial: Os sistemas de drenagem de águas pluviais, como calhas, tubos de descida e bueiros, podem apresentar vazamentos devido a danos físicos, obstruções ou corrosão.
- Fugas em sistemas de tanques de retenção de água pluvial: Em edifícios ou instalações que captam e armazenam água da chuva para reutilização, os tanques de retenção podem desenvolver vazamentos devido a danos no revestimento, corrosão ou falhas nas conexões.
- Fugas em sistemas de tratamento de água: Instalações de tratamento de água, como estações de tratamento de água potável ou sistemas de tratamento de águas residuais, podem apresentar vazamentos devido a falhas nos equipamentos, danos nas tubulações ou corrosão.
- Fugas em sistemas de aquecedores solares de água: Os aquecedores solares de água podem desenvolver vazamentos devido a danos nos coletores solares, conexões soltas ou falhas nas válvulas de controle.
- Fugas em sistemas de filtragem de água: Sistemas de filtragem de água, como os utilizados em purificadores de água domésticos ou industriais, podem apresentar vazamentos devido a desgaste dos componentes, danos nas tubulações ou defeitos nos filtros.
- Fugas em reservatórios de água: Grandes reservatórios de água, como os utilizados para abastecimento público ou para fins industriais, podem desenvolver vazamentos devido a danos na estrutura, corrosão ou falhas nas juntas de vedação.
Alguns dos locais onde prestamos serviço de pesquisa de fugas de água:
Alhadas, Alqueidão, Brenha, Buarcos, Ferreira-A-Nova, Lavos, Maiorca, Paião, Quiaios, Marinha das Ondas, Tavarede, Vila Verde, São Pedro, Bom Sucesso, Santana, São Julião da Figueira da Foz, Borda do Campo, Moinhos da Gândara.
Detecção de fugas por contraste acústico
Contraste acústico ou ultrassom é um dos métodos mais comuns na identificação do problema, Os nossos técnicos usam este método frequentemente, por ser eficaz e não invasivo. O uso desta técnica recorre a um aparelho que analisa as vibrações difundidas ao longo das canalizações e tubagens. Esta é uma forma de encontrar a fuga de água e resolvê-la, evitando que exista destruição de estruturas no processo.
Detecção de fugas de água por contraste químico
O contraste químico é um método de detecção de fugas que água baseado nos recursos mais inovadores e que apresenta uma margem de erro mínima, tendo uma uma taxa de sucesso surpreendente. Considerada por muitos como uma técnica revolucionária, esta técnica consiste em aplicar na rede de abastecimento de água que manifesta o problema uma mistura gasosa – 95% Azoto (N) e 5% Hidrogénio (H).
A composição química desta mistura permitirá que o dispositivo faça uma leitura do hidrogénio, destacando a origem da fuga de água.
Este método é uma das razões que leva a nossa equipa para a detecção de fugas de água Figueira da Foz a ter um índice de sucesso tão elevado, promovendo um trabalho profissional e eficaz.
Detecção de fugas de água por contraste térmico
Sendo não invasivo e não destrutivo, tal como as técnicas de ultrassom e eletroacústica, já mencionadas, o contraste térmico é outro dos métodos que utilizamos na Sanipro.com.pt Fugas de Água Figueira da Foz, para garantir que encontramos a fuga, sem danificar a sua propriedade e com o sucesso pretendido.
Este método baseia-se na utilização de uma câmera termográfica, um aparelho que efectua a leitura provocada pela emissão de radiações de calor, tornando problemas aparentemente ocultos visíveis a olho humano por via da criação de imagens.
Este é também um mecanismo muito eficaz para a identificação da fuga de água que o preocupa.
Serviços de Detecção de Fugas de água
Detecção Infiltrações de água
Detecção de Fugas de Água
Detecção de Roturas em Esgotos
Detecção de Fugas de Água Quente
Saber como
Detecção de Fugas de Água no Tecto
Detecção de Fugas de Água no Telhado e Outras Coberturas
Problemas relacionados com humidades: da identificação à solução



