Problemas relacionados com humidades: da identificação à solução
No geral, sabemos que as casas portuguesas são bastante húmidas e, muito mais do que um problema estético, a presença de humidade pode ser perigosa para as estruturas do edifício e a saúde dos seus residentes.
Considerando o impacto que as humidades podem ter na vida das pessoas, criámos este artigo para que saiba mais sobre os problemas relacionados com esta questão, percebendo como se processa cada passo desde a identificação até à resolução do problema.
Os principais problemas relacionados com humidade em casa
Quando uma casa tem humidade, isto pode manifestar-se de diversas formas. As mais comuns são as seguintes:
- Fungos nas paredes, calhas, tectos ou outros locais da casa, sob a forma de bolores ou mofo;
- Danos na estrutura e nos materiais, incluindo corrosão de metais ou apodrecimento de rodapés e outras estruturas de madeira;
- Aparecimento de manchas nos pisos, paredes, tectos ou mobiliário;
- Descamação ou deformação de estruturas;
- Problemas de saúde (alergias, asma, infecções respiratórias, irritações cutâneas e oculares, entre outros).
Ficar atento a estes sinais de humidade em casa é muito importante, sendo que, desde o primeiro momento em que sente que o ar da casa possa estar pesado e húmido, isto pode ser prejudicial para a estrutura e para todos os residentes.
Onde se sentem mais problemas de humidade em Portugal?
A humidade das casas é um comum em Portugal e que se manifesta em muitas regiões do país. Ainda assim, estes problemas tendem a intensificar-se perante condições climáticas específicas e em locais com características mais húmidas.
As regiões da linha costeira, assim como aquelas que ficam próximas de rios, lagos e outros corpos aquáticos poderão ter maior tendência para serem húmidas. Do mesmo modo, as regiões montanhosas e de serra também costumam ser húmidas.
Vale a pena destacar quem apesar de se intensificar nestes locais, o aparecimento de humidade também pode ocorrer nas regiões urbanas, sendo que a qualidade da construção, uma ventilação insuficiente ou índices de poluição elevados podem contribuir para o agravamento dos problemas estruturais e gerar problemas relacionados com a humidade.
Quais são as divisões da casa mais propensas a problemas com humidade?
Qualquer divisão da casa pode ter problemas de humidade, mas as áreas mais suscetíveis a ter este tipo de problema são a casa-de-banho (principalmente casas-de-banho interiores, sem janela, ou quando existe pouca ventilação), a cozinha (devido aos vapores dos próprios processos culinários) e ainda sótãos e caves (por serem usualmente divisões com menos circulação de ar e mais próximas de fontes de humidade, provenientes do solo ou das chuvas).
Quando chamar um técnico por causa de problemas com humidades
Ao identificar um problema de humidade deverá procurar soluciona-lo, antes que agrave. Caso note que este persiste, chamar um técnico especializado é o melhor curso de acção.
Ainda que possa estar a tentar evitar os custos associados a este tipo de avaliação, o facto é que, ao agravarem, os problemas causados pelas humidades tenderão a ter resultados caóticos e cuja reparação será mais complexa e dispendiosa.
Se chamar um profissional qualificado em tempo útil terá acesso a uma avaliação minuciosa do problema, que encontrará a causa da humidade e poderá sugerir e providenciar soluções adequadas a cada caso concreto.
O técnico poderá agir com reparação de fugas de água, melhoramento dos sistemas de ventilação, impermeabilização de estruturas ou propostas para que possa desumidificar a casa e manter todas as estruturas (e a sua saúde) livres de problemas
Em suma, os problemas relacionados com humidades são muito comuns em Portugal e, se os verificar na sua casa, é importante que actue rapidamente no sentido de resolver a situação, antes que esta agrave e traga problemas mais complexos às estruturas e à saúde. Prefira uma avaliação profissional, realizada por um perito, para que todos os pontos de análise sejam verificados e possa avançar para a reparação adequada. Além disso, procure manter a sua casa arejada e invista em desumidificadores, principalmente durante os meses chuvosos. Desta forma estará também a prevenir o aparecimento destes problemas indesejados.
Detecção de Fugas de Água no Tecto
Detecção de Fugas de Água no Telhado e Outras Coberturas
Problemas relacionados com humidades: da identificação à solução




